quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Pai Natal aperta o cinto ( Parte 1 de sabe-se lá quantas...)




Aproxima-se a minha altura do ano predilecta - o Natal. Fica aqui desde já bem assente que gosto do Natal, não na sua vertente religiosa, até porque o meu mindinho da mão esquerda ( e o anelar da mão direita também se pronunciou sobre o assunto ) me diz que essa coisa de Deus e de um senhor de barbas que anda sobre a água é algo de altamente improvável. Mas quem é o meu mindinho para desmentir aquilo em que biliões de pessoas acreditam? Apenas um dedo.
Mas também não é pelos presentes ( resposta que pode parecer a politicamente correcta, mas é a verdade ), que os coitados dos presentes, são tão fraquinhos, que se fosse essa a razão, então o ano seria uma pasmaceira que...enfim.
Então porque é que gosto do Natal? Não sei ao certo, há qualquer coisa simplesmente mágica ( ah que bonito. Cala-te ).
Talvez seja o velho badocha de barbas vestido de vermelho.

Segundo um estudo realizado pela Associação de Estatística para Saber Como Vai o Bolso dos Portugueses pela Altura do Natal ( abreviadamente – AESCVBPAN, nome que apesar de ser complicado de pronunciar, conseguiu ser roubado por uma empresa farmacêutica que deu este nome a um analgésico ). Como dizia, segundo este estudo,
“77% dos inquiridos declararam que em 2008 estão a ter um poder de compra inferior ao de 2007 e que o rendimento disponível para as compras de Natal é igualmente mais reduzido”. Um estudo um tanto ou quanto desnecessário, pois levou cerca de cinquenta pessoas licenciadas em engenharia de coiso a estudar um caso cujo resultado era conhecido por todas as donas de casa deste país que fizeram uma previsão exacta da situação em pouco mais de cinco segundos.

«Neste cenário, os portugueses pretendem adquirir presentes mais úteis e estarão muito atentos às promoções efectuadas nesta época do ano», refere a Delloite ( e este nome não estou a inventar, é mesmo uma instituição, das sérias. Nada que se compare a brincadeiras tipo o Banco de Portugal ).
Sinceramente eu não vejo matéria que pode ser mais útil que umas meias da raquete. Ou um pullover de malha feito pela avó, com o desenho das renas. Toda a gente conhece as meias brancas da raquete, e para quem estiver a ler isto e a levantar o sobrolho porque não faz ideia do que falo, então o que tenho a dizer é “deves ser rico tu, menino da merda”.

“No entanto, segundo as previsões da consultora, as crianças não serão afectadas pela crise, pois não se estima um decréscimo dos presentes atribuídos pelos adultos.”
«Os brinquedos electrónicos serão bastante procurados, pelo que a expectativa de comportamento deste mercado pode ser encarada com optimismo»

Pronto ao menos isso, que susto. Até me veio o coração à boca. Tirem-me os luxos, tirem-me o dinheiro, tirem-me tudo, mas não me tirem o pão da mesa, a saúde, e a playstation. Ao menos uma faixa etária que no meio disto tudo, ainda vai poder jogar playstation portátil, só não se garante que não o façam à luz das velas.

“Segundo a Delloite, gastar menos em presentes provavelmente não quererá dizer oferecer menos presentes caros, o que pode ter um impacto positivo em certos segmentos de retalho, tais como grandes lojas de electrodomésticos, artigos de luxo e produtos de marca.”

Claro que não, onde é que eu tinha a cabeça...Esqueci-me que nós temos uma impressionante capacidade para arranjar dinheiro nas alturas críticas.Geralmente é um ano inteiro na penúria, a choramingar. Eis que surge o fim-de-semana do festival do marisco. Antigamente era o festival do marisco, agora é o fetival do marisco, do pão, da cortiça, das lâmpadas, dos pneus e dos guardanapos ( ao início não percebi o porquê dos guardanapos, mas revelou-se ser o instrumento fundamental para limpar o chavascal todo ). Aí até o cão ajuda, se for preciso faz um esforço e come os restos dos humanos, que nunca fez mal a cão nenhum. Não se pode é faltar ao fesivalzinho. Com esse nome imagino o que é que se faz por lá...

Bem, ao que parece este ano vai ser mais fraquinho. Penso que em vez de meia dúzia de pares de peúgos das raquetes, vamos ter umas meias só com uma raquete, para poupar tinta. Se é para isso mais vale estar quieto. Ou então dêm-me uma boa garrafa de Whiskey 12 anos. Tão mas gostas de whiskey? Por acaso não, mas sempre quis dizer whiskey 12 anos porém nunca encontrava o local ideal para usar o conceito. Dêm-me antes uma boa garrafinha de Sem Chumbo 95.

5 comentários:

Anónimo disse...

nada mal pensado, q isto ao preço q esta a gasolina, vale mais uma garrafa de sem chumbo 95 q uma de whiskey 12 anos. xDDD
o natal é lindo!!!

Anónimo disse...

ah ah ah

engenharia de coiso!!

p.s. so por causa deste post vou oferecer-te um pack natalicio de meia da raquete brancas...

Anónimo disse...

Muito bom post, francamente muito bom.

Agora patacoadas habiatuais da minha parte... ah parte...
Pah o natal tem 1 magia qualquer em mim particularmente, uma coisa fenomenal... esqueco os problemas todos... fico super feliz, esqueco que tenho que ir a exame a todas as cadeiras e algumas so a recurso LOL.
(Entao e que eh que nos temos a ver com isso?) Ora bem nada, mas isto nao eh uma sessao dos natalicios anonimos? (Nao pah...)
Ok entao...

Goncalo Seagal Lourenco

Palavra: meated (carnado?)

Anónimo disse...

Assinado só com uma letra.
-Como é que te chamas?
-r
-R?
- Não, pronuncia-se com minuscula...r
-Ah!

Bjs Rita

Tiago D. disse...

Vão ser 5 partes. "Então mas quem é que vem para aqui comentar especificamente o titulo?"
quem ainda não leu o post.