terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mete-me isso no lixo, pá

Toda a gente tem em casa pelo menos um pequeno local onde há tralha que nunca mais acaba. Um local onde se recusam ir, só para não ter o trabalho de arrumar aquilo. Uma pequena gaveta, um pequeno compartimento do móvel, um recanto do guarda-fato, ou no caso das pessoas mais extremas e que não limpam a casa, uma inteira divisão.

É nas limpezas de verão que se acham as coisas mais fascinantes. Encontram-se coisas que não víamos há anos. Como aquela pequena moldura de papel que fizemos no 3ºano, e que a nossa mãe dizia sempre que estava muito bonita. Mas nunca meteu lá nenhuma foto. E hoje percebo, a moldura não é bonita. É repugnante. Está extremamente mal feita, com uma combinação de cores que não lembram ao diabo, juntar castanho com verde fluorescente, e num toque de genialidade, acrescentamos uma estrelas laranja, numa tentativa nobre de melhorar o aspecto daquela monstruosidade. Se formos pensar bem no assunto, diziam-nos sempre que estava tudo muito bonito. Os desenhos, as molduras, os cartões de Natal, tudo muito giro. Mas vou vos dizer um segredo, encostem o ouvido ao ecran, que eu vou dizer baixinho – é mentira. Aquilo é tudo muito feio e está muito mal feito. Quando uma criança mostra ao pai um desenho que esta fez, a cara do progenitor assemelha-se à expressão que um homem faz ao provar um prato específico que foi feito pela esposa. Prato esse que está horrível, sabe inclusive a fezes de gaivota ( não nunca provei ), mas o senhor tenta fazer uma cara agradável e disfarçar então o verdadeiro sentimento. Essa é a cara que o pai faz para o filho que lhe acaba de mostrar o desenho de uma casinha, um carro e uma árvore. No entanto o pai viu naquele desenho o que achava ser os destroços de uma derrocada de terras, uma baleia anoréxica e um brócolo gigante.
Mas a moldurazinha e o desenhozinho não se mete no lixo, não não. É uma recordação. Mas uma recordação do que? De que eu, quando era mais novo, era provavelmente o pior artista da minha turma? Senão mesmo do Universo. Não sei se quero isso.

Mas as pessoas recusam-se a mandar as coisas para o lixo. Nas gavetas encontram-se fios, pilhas velhas, brinquedos partidos, baralhos de cartas, papéis rasgados, CD´s partidos, fotos de bebés nus ( não se assustem, isto não é nenhuma casa onde reina a pedofilia, são fotos nossas, ou dos nossos primos, enquanto bebés, e por acaso estávamos nus ), também nunca percebi o porquê de tirarem fotos aos bebés quando estes estão nus. Deve ser para dizer uns aninhos depois “olha, tinhas uma pilinha tão pequenina, que fofo”. Não, não é fofo. É embaraçoso. Cala-te. Depois não só dizem esse tipo de coisas, como o fazem na presença do maior número de gente possível. Como nos grandes jantares de família, em que figuram pessoas que nunca vimos na vida. É nesses momentos, que as fotos mais embaraçosas saem da gaveta em que ninguém tocava aos anos! Portanto parem se faz favor.
Mas as pessoas recusam-se a deitar para o lixo, essas pequenas coisas. Não digo as fotos, porque podem sempre colocá-las num albúm, ou seja, onde deveriam estar. Mas para que querem esses fios todos, os CD´s velhos, o Action Man que se encontra maneta e decapitado? Às vezes pergunto-me se será para juntar essa tralha toda e fazer um Transformer gigante com essas peças todas. O mais espectacular de todos os tempos. O mais assustador.

Depois quando os nossos primos pequenos forem lá a casa, sempre temos estas pequenas preciosidades para lhes mostrar.
- Esse boneco mete-me medo! – respondem assustados.
- Pois...sabes do que é feito?
- Nao, de que?
- Olha são as minhas recordações! Tralha que a tua tia não quer meter no lixo. Deixa lá, um dia também vais ter um boneco como este, os sapatos que tens agora calçados vão ser provavelmente a cabeça do teu transformer!

12 comentários:

Anónimo disse...

oh meu amigo... o meu transformer em tamanho... contrasta com o meu roupeiro...

Goncalo Seagal Lourenco

PS. Palavra que tive que escrever para validar este comment: "turtinte"

Anónimo disse...

oh q bonito! um texto com boas verdades!
e por flr nisso, no outro dia surgiu um "desenho" desses de há umas décadas atrás e eu virei a folha de tds as maneiras e apos algumas tentativas nao csgui saber seker qual era a posiçao certa da folha. enfim...e cenas cheias de cenas montes de cenas a q chamas tralha.. aos montes!
*

Anónimo disse...

Nao sei qual o mal disso?!? Eu continuo a ofertar aos meus pais esse tipo de tralha e também fotos minhas nu.

Fábio disse...

Mas isso é porque há quase 21 anos que continuas com 6 anos.

Anónimo disse...

Ou seja eu tenho 42 anos. E para além disso, eu só tenho 6 anos em idade psicológica, porque em termos fisicos tenho o vigor de um jovem com 38.

Tiago D. disse...

eu diria um jovem com 67...

Fábio disse...

eu nao sei como é q sabes tanto sobre o vigor ou a virilidade dele, mas nao quero pensar nisso. Mete-me medo.

Tiago D. disse...

fomos amantes. Mas ele deixou-me por um miúdo de 18anos...

Fábio disse...

ah...o safado.

Anónimo disse...

Tu nem sequer me olhavas nos olhos quando eu te perguntava se eu tava gordo...tu...seu...seu idiota!

Andreia disse...

Zangam-se os compadres...

Anónimo disse...

Messenger 2: LastSub2Favaios

Juntem se ah conversa! (ironia no meu olhar)

Goncalo Seagal Lourenco