sábado, 1 de novembro de 2008

O senhor não é totalmente nulo. É apenas péssimo.

Mais uma vez venho destacar a grande subtileza adjacente às acções da nossa querida pátria. Por muito que tente, não consigo encontrar melhor palavra. Todos sabemos que já está em vigor o novo regime de avaliação de professores. Mas não me quero alargar muito sobre este tema. Em parte concordo que os professores devam ser avaliados, tal como qualquer profissional, visto que tive uns quantos tutores que deixavam muito a desejar. Mas também tive professores muitíssimo aptos. Colocou-se a questão dos alunos terem uma opinião na avaliação e aí sim é que eu discordo quase, mas quase plenamente. De facto, são os pupilos que passam o tempo todo nas aulas, e são estes que assistem verdadeiramente ao trabalho do profissional que os ensina sobre o Mundo. Mas por alguma razão não podem votar ainda neste país. Não têm maturidade intelectual suficiente. Posto isto, quem são eles ( quem era eu, na altura, e hoje ainda ) para pôr em causa o trabalho de um profissional que estudou anos a fio para chegar ali? Ninguém.
- Tão porque é que achas que sou mau professor?
- Epa deste-me um 7 no último teste...
- Mas ó Carlos, tu não percebias nada daquilo, o teu teste estava realmente fraco...
- Mas mesmo assim stor...é que eu fiz anos nessa semana e tive muito ocupado e de ressaca uns 3 dias, podia dar o desconto...
- Sinceramente não creio que essa seja uma razão válida...
- Nao que?
- Nao creio que..
- Recreio?
- Creio. Nao sabes o que quer dizer? Significa “acredito” ,mais ou menos...
- Ah tass bem, podias ter dito logo isso
- Bom, de qualquer forma, acho que isso não é razão suficiente...
- Pah ya, mas o stor também nao quer fazer festa da lição numero cem, tá bue mal feito stor...
- Mas isso não tem qualquer fundamento Carlos. É só um pretexto para não terem aulas, e eu tenho mesmo de acabar o programa que é suposto eu dar até ao final do ano, senão isso vai constar na minha avaliação...
- Pah o pessoal às vezes tem fome, e podiamos trazer uns bolos e fazia-se uma party aí...é só uma aula...

Folgo em saber que não é isto que vai acontecer. Quem vai avaliar os professores serão os coordenadores dos departamentos curriculares e os presidentes dos conselhos executivos. Menos mal.
Agora onde eu queria chegar era precisamente à avaliação dada aos caros educadores. As classificações serão dadas numa escala de Excelente, Muito Bom e Insuficente. O que aconteceu à velha tríade Bom, Médio, Mau ? Extremamente bem equilibrada, tanto para o lado do bom, como para o lado do mau, sem esquecer o mediano. Aqui não. Temos duas classificações positivas. E não sao reles suficientes, ou bons. São excelentes ou muito bons. Imagino as caras de destroçados dos professores ao saberem que são apenas Muito Bons. Lamentável. E depois os Excelentes vão rir-se dos Muito Bons.
- Epa não ouviste falar do Arnaldo? Ao que parece teve apenas Muito Bom. É pena, eu até gostava dele, ainda no outro dia fui jantar à casa dele com a minha esposa e tivemos um debate muito saudável sobre o estado da actual literatura sul-americana. Mas depois disto fico muito reticente em falar destas coisas com ele, acho que me vou ficar pelo tema do Benfica, ou da qualidade dos tremoços.
Por sua vez, um professor pode ser inquietantemente mau, mas para não afectar a sua auto-estima vamos dizer-lhe que o senhor possui qualidades insuficientes. Mas gostamos muito dos seus calçoes. Nisto dão-lhe uma palmada amigável nas costas e dão-lhe um brinquedo muito colorido para ele se entreter. Um estado de eufemismo constante em que temos o prazer de viver.
Além disto, a classificação será feita baseada nos rankings das escolas - que também é uma coisa muito engraçada. Fazer corridas com as escolas, a ver quem tem os alunos mais brilhantes, ou mais desgraçados. Vamos comparar escolas frequentadas por adolescentes que aos 15 anos já experimentaram vazar a vista a um colega, ou então por puro contentamento, tentaram traçar o rim de um transeunte. Escolas com alunos, cujos pais ainda assustam mais que os filhos, e que são meninos ( e meninas ) para ir dar uma chapada ou, aproveitando o facto de estarem lá, duas chapadas ao professor que disse que o filho era mal-educado. Vamos comparar estas escolas com estabelecimentos de ensino privados, cujos pais são bem sucedidos ou têm uma costela de um camandro qualquer que há uns anos era muito conhecido por fazer cenas, e que ainda hoje vivem nas sombras dessa antiga glória. Essas escolas escolhem um número fixo de alunos para ir aos exames nacionais. Cheira-me que esolhem aqueles com melhores médias, ou então aqueles com a roupa mais gira. Vamos comparar estas duas realidades, só mesmo para ver o que acontece.

8 comentários:

Anónimo disse...

este país tem um longo caminho a percorrer e sem dúvida, educar com qualidade devia ser prioritário. no que toca à avaliação dos professores concordo com o que dizes. relativamente à educação em geral, é pena ver que estes políticos só querem ganhar as eleições e deixam muito aquém o trabalho que deviam fazer (não só na educação mas em áreas também cruciais). em vez de "darem" magalhães às crianças, que tal começar por lhes ensinar quem de facto foi Fernão de Magalhães? acho que "dar" computadores aos miúdos não é um estímulo para aprenderem mais e melhor. para que isso acontecesse teriam que lhes ensinar como usar um computador em proveito do que estão a aprender (isto quando utilizado nas aulas, claro) o que duvido que esteja a acontecer. assim, talvez estejam a estimular a preguiça. ainda me lembro que na escola primária não podíamos usar a calculadora para aprendermos a fazer contas "à mão". passados alguns (poucos) anos dão-lhes computadores. evolução ou facilitismo? acabou-se a era da tabuada do ratinho.
da forma que isto anda não sei se devemos ficar parados. afinal, com a taxa de natalidade a decrescer, e com estes níveis de escolaridade quem vai pagar a minha reforma? se calhar o melhor é começar já a fazer o pé de meia, não vá o diabo tecê-las...

Tiago D. disse...

Ou a fazer filhos...

Anónimo disse...

tb é uma opção a considerar.

Anónimo disse...

Só para dizer que as cores do blog passaram de Excelentes para Insuficientes mas gosto dos calções na mesma...

Fábio disse...

olá caro senhor anónimo silva. O ortiz achou por bem esta conjugaçao de cores, eu achei engraçado, assim ficou. Vamos tentar arranjar um melhor "outfit", mas como nao somos webdesigners é complicado. Só mudámos as cores, porque o antigo aspecto do blog fazia doer os olhos. Eram mesmo facadas nas pupilas...
De qualquer forma obrigado pela opinião, vamos ver o que podemos fazer.

Anónimo disse...

Porque é que eu sou o responsavel?? De todo o tipo de modelos disponiveis, este acabou por ser o melhorzito. Eu tambem preferia o outro todo negro, contudo, e como o Chumbita disse, eram realmente facadas nas pupilas e piparotes na retina, ou seja, algo que aleija. Por isso é que alteramos...

Tiago D. disse...

Só para dizer que aqui o menino não teve voto na matéria.. falsas democracias...!

Andreia disse...

O rosa fúcsia, para além de combinar com os três autores do blogue, apenas dá ligeiras facadas. Ligeiras.
Acho que podem considerar... *