sábado, 1 de novembro de 2008

Estado paga 100% da operação de troca de sexo

Hmmm......hmmmm....hmmmm. Tema polémico! Se digo mal, vem logo os defensores da liberdade sexual a bater-me, se digo bem sou panilas. Mas vamos falar deste tema de uma forma que roçará a tentativa do querer parecer um género de comédia e de uma forma que será algo de pseudo-sério.


Jorge Luís, 27 anos, quer uma vagina (mas não da mesma forma que eu. Ele quer uma para brincar e fazer chichi. Eu não...) Deverá o estado pagar a totalidade da operação? Bem...toda a gente deve ter liberdade de escolha sexual, e de poder escolher o seu sexo (eu normalmente escolho barato...eia! desnecessário). Mas os meus pais estarem a pagar por isso? Hmmm...comicha. Onde? Segredo... O problema é que existem outras operações e tratamentos que não são comparticipadas a 100%. E aqui temos uma problemática que poderá levantar alguns cabelos da nuca a certas pessoas. De um lado temos uma operação não necessária, comparticipada a 100%, do outro temos um leque variadíssimo de doenças, cujo tratamento é essencial para a sobrevivência do doente, mas que neste caso o estado não paga a totalidade do tratamento.
Esta medida do Estado parece-me mais uma contingência, de forma a evitar que a comunidade transexual portuguesa se revolte. Toda a gente sabe que a mentalidade do povo português não é muito aberta (eu sou um deles), e a verdade é que os transexuais são muito mais discriminados pela sociedade do que qualquer outro tipo de minoria. Assim de forma a evitar que os transexuais venham para a rua, vestidos de Cher e Madonna, a assustar as crianças, o governo simplesmente oferece-lhes a operação. Por um lado parece-me bem, porque assim evita-se que eu um dia seja surpreendido na avenida de dkaskdjakl (eu não sei qual a rua/avenida em que se costumam fazer manifestações), por uma futura ruiva de 1,93m com mais bíceps que eu, a dizer que quer criar um peixinho dourado comigo.
-Let's have a golden fish together!
-No Sir! I mean Madame...future madame?!?! (Escrevi em inglês porque é em homenagem à minha terra natal...Elvas)
Por outro lado é a história de ser totalmente comparticipada. Não acho justo que alguém que esteja a lutar contra problemas reais, e não com o facto de ter a mais/menos uma salsicha no prato, não seja apoiado a 100% pelo estado.

Mas esta medida poderá levar ao quê exactamente?

Uma das perguntas que me passou pela cabeça, à relativamente poucos segundos, foi a que está colocada em cima desta frase. Assim evito escrever de novo Mas esta medida poderá levar ao quê exactamente?. Seria um pouco idiota escrever duas vezes a mesma pergunta, quando somente existe a diferença de uma frase entre a pergunta e a referência à pergunta. "O quê??"

E uma das possíveis respostas é o facto de as pessoas se poderem aproveitar para serem operadas. Dizem vocês que esse raciocínio não faz muito sentido. O que não faz muito sentido é uma afirmação dessas, quando à partida sabem em que tipo de blog estão!
Como é que as pessoas se poderiam aproveitar? Simples. Basta ter 20 a 30 pessoas armadas em jackass, e que simplesmente são desafiadas a mudar de sexo. Para além dos transexuais e dos depravados, teríamos também os parvos e os imbecis a quererem mudar de sexo, só para que no dia a seguir pudessem enganar os amigos. Mas hey!, não faz mal, porque no dia a seguir voltam a mudar de sexo, porque mais uma vez, não pagam nada pela cirurgia!
- Opá mas é de borla mas mesmo de borla?
- É sim senhor.
- Então faça-me um cérvix se faz favor!
- É para já! Quer de que côr?
- Fucsia.

Como é óbvio eu sou contra esta acção governamental. Há problemas e problemas, e este não me parece ser dos mais graves, para que tenha o apoio total do Estado. Não digo que não seja apoiado, mas nunca a 100%. O Ministério da Saúde e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (pesquisa é claro!) podem perfeitamente empregar esse dinheiro noutro tipo de acções.



PS: Agradeço à Liliana por ter dado a ideia para este post. O mail foi criado com esse fim. Por outro lado peço desculpa ao Wrath, porque combinei fazer este post a meias com ele, e agora sendo garganeiro, decidi escrever isto sozinho.

PS2: Este é sem duvida um tema muito político, debativel e controverso. Eu poderia ter enveredado por um caminho de critica politica sobre as acções governamentais, contudo esse não é bem o estilo que eu quero adoptar para os meus posts. Os próximos serão de completa estupidez non-sense, eu prometo.

6 comentários:

Tiago D. disse...

Não desculpo. Metes Nojo.

Gostava de saber é se não comparticipam a mudança para um sexo bonito. Isto é, um gajo é feio. Chega lá "olhe sff queria mudar para um gajo bonito" e pronto. metade dos problemas da sociedade estavam resolvidos. Eu era menino para requisitar isso... depois ia para os morangos com natas.

Anónimo disse...

sim sr! eu é que agradeço o facto de aproveitarem qualquer coisinha do que vou pondo no mail. xD
gostei do post, era algo assim q imaginava poder ler!!! muito e muito obrigada.

Unknown disse...

Acho que é tema controverso, simplesmente para ser controverso.
Mesmo que seja considerada para a saúde mental, a mudança de sexo não tem prioridade sobre outras intervenções de saúde física quando se trata de comparticipação.

Além disso, que seria o filme do Anger Management sem a personagem do Woody Harrelson a fazer de Galaxia. Não tenham pressa a mudar, senhores/senhoras.

PS - a passe de verificação para poder escrever o comentário que me apareceu foi "sterco", o que é capaz de ser o valor deste comentário.

Anónimo disse...

Hugo. Obrigado pelo teu comentário. É sempre bom ver pessoas para além das 3 que escrevem aqui a comentar. Contudo tenho uma duvida em relação ao teu comentário.

"PS - a passe de verificação para poder escrever o comentário que me apareceu foi "sterco", o que é capaz de ser o valor deste comentário."

Tu queria dizer que o meu post era um pedaço de esterco certo? É que a frase que escreveste não faz o minimo sentido...portanto, e caso voltes, elucida-me.

Unknown disse...

nao nao lol o meu comentario é que talvez seja equivalente a esterco
o teu post foi fixe daí a minha real pessoa ter comentado.

Tiago D. disse...

Vai aprender a ler maria...