quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Despacha-se já isso...

Para quem teve oportunidade de ler os meus textos prévios ( por “oportunidade” quero dizer “paciência” ), saberá certamente que a época natalícia é de meu inteiro agrado.
Mas não há necessidade de, 2 meses antes do senhor Jesus nascer, já estarem colocadas as luzes de Natal em tudo o que é sítio.
Chega-se ao final de Outubro e, certo dia, saímos de casa e sente-se de imediato qualquer coisa no ar. Qualquer coisa mudou. Dá-se um passo e é possível avistar a soberba árvore de Natal.
Por mim tudo bem, mas se começam a abusar da boa vontade das pessoas qualquer dia chega-se ao dia 25 e já tá tudo farto do Natal. É o velho de barbas a aparecer e fica sujeito a levar uma bisca. É um cheiro a castanhas que já não se pode.
O problema reside nos ciúmes. Passo a explicar. É que só fazemos isso com o Natal.
Que é feito do Carnaval? Do Halloween? Da Páscoa? É que a dona Páscoa é muito ciumenta. Se é para fazer estas coisas, fazia-se para todos, que assim é que é bonito. O ano novo prolongava-se vá...até meio de Março. Mas entretanto começava-se a fazer os anúncios à Páscoa e ao Carnaval. Como calham os dois ali numa zona muito próxima, acho que não se importam de ficar os dois juntos. Mas é questão de telefonar aos senhores. Acho que vivem os dois juntos e tudo. Isto ninguém me contou, disse-me ali a dona Clotilde do 2ºesq. Diz que já faz 3 meses que vivem juntos – o carnaval e a dona páscoa. Muito boa pessoa, tirando os ciúmes. Mas a dona Clotilde queixa-se muito do barulho. É um a besuntar-se todo e a abanar as mamas, como fazem lá no Rio de Janeiro, é o outro a imitar Jesus na cruz. Olha rimou. E depois metem a música alta até às tantas da manhã. Ainda se fosse um belo fado ainda era como o outro, diz ela. Mas eles metem aquela músicas malucas lá da discoteca.
Bom, prosseguindo. Isto era coisa para se fazer até Maio. A partir do início deste mês era começar a distribuir panfletos sobre o Verão.
- Panfletos sobre o verão? Tao mas o verão é alguma marca para ser publicitado ?
- Não é uma marca. Mas eu gosto do verão e do calor e da praia. E como mando em Portugal, se eu quiser faço panfletos sobre o que bem me apetecer!
- Com certeza...
- Já agora quem é o senhor para me vir dirigir a palavra assim do nada?
- Sou eu que limpo a escadaria aqui do prédio.
- Ah é? Então depois quando tiver um tempinho há-de ir lá acima ao pé dos sótaos, que o meu cão no outro dia fez lá xixi e acho que ficou mancha.
- Ai o caralho...
- Desculpe?
- Que falho. Do seu...cão.
Lá para o meio de Setembro já começa a vir aquele fresquinho. Já não apetece praia. Nem gelados. A menos que seja daqueles que tem caramelo em cima. Mas tem de ser de copo. Que quando pego no gelado fico com as mãos frias e vermelhas. Uma camisolinha de manga comprida já começa a cair bem. E à noite? Ui. Ele às vezes faz um gelo...
Começava a meter-se a luzes de Natal em Setembro, para ficar tudo logo despachado. Quanto mais cedo melhor. Para não virem dizer que deixamos tudo para a última da hora.
Agora que penso nisto. Se calhar o melhor é mesmo nem tirar as luzes nem a árvore. Deixa-se isso tudo montado para o ano seguinte. É metade do trabalho, metade do tempo. Tempo é dinheiro. Ganhamos assim o dobro do dinheiro e matam-se dois coelhos com uma cajadada apenas. Resolve-se o problema dos eventos anuais e a crise financeira.
Agora vou despir o fato de Pai Natal que tá-me a dar calor. E aqueles fiozinhos de lã soltos tão-me a fazer comichão aqui no pescoço.

PS: Fica aqui um especial agradecimento à Lili que aproveitou o seu óptimo sentido de observação, e desta forma deu, gentilmente, a ideia para este post.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Mas eu gosto do verão e do calor e da praia." dai o teu homónimo ter uma música sobre "e o meu verão não acabou"
"Para não virem dizer que deixamos tudo para a última da hora.
Agora que penso nisto. Se calhar o melhor é mesmo nem tirar as luzes nem a árvore. Deixa-se isso tudo montado para o ano seguinte. " não podia estar mais de acordo. já q é pa meter 2 meses antes, ao menos que se deixe o ano inteiro... agr banalizar uma coisa que já está a ser banalizada? não, não!
Quanto ao Carnaval, acho curioso como as 'meninas' dos desfiles cá em Portugal n têm frio...vestem-se como se estivéssemos em pleno Verão (qual semelhança com o hemisfério sul, apostaria dizer o nome de um país...Brasil) o q lá está, faz c q seja verão quase o ano inteiro.
nao sabia q a pascoa e o carnaval andavam metidos um c o otro. a imagem q deste deste novo casal foi um pouco estranha.
e agora q penso, eu n sabia de onde vinham os ovos q atiram no carnaval. assim já percebo q ele traz da casa da páscoa. e daí o coelho da páscoa ir atrás das 'coelhas' do carnaval,q o q vai para ali é uma pouca vergonha. LOL está bom, está bom. muito elucidativo. as coisas q se descobrem!

"É um cheiro a castanhas que já não se pode." o pior mesmo é o fumo a entrar pela cara adentro numa qualquer esquina em Lisboa. E agr a ASAE já n deixa usar folhas d jornal nem das paginas amarelas pa embrulhar as castanhas. Há quem diga q perde a piada. Eu como n sou grande apreciadora de castanhas, tanto me faz. nunca lhes achei piada.

P.S.: ora essa. não custa nada.
*

Fábio disse...

Quer dizer eu nao vi nada. A dona do 2ºesq. é que me disse. Mas nao sei se deva confiar nela, anda sempre de pantufas. Nao confio em pessoas que andam sempre de pantufas.

;)

Anónimo disse...

"Começava a meter-se a luzes de Natal em Setembro, para ficar tudo logo despachado."

Meu amigo... o que tu nao sabes... e que nos EUA, comecaram a meter os enfeites de natal a meio de Agosto... "Para levantar a moral do povo!" como dizem eles.
Ja a mim levantavam a moral atraves de 1 cheque chorudo ou entao de 1 sande de bifana bem tirada, mas isso ou eu quesou 1 tipo esquesito e que nao gosto de 4 a 5 meses de natal por ano.

Goncalo Lourenco