sábado, 25 de outubro de 2008

Faz-me isso!

Porquê é que temos de fazer a cama? Porquê?

Desde crianças que as nossas mães nos obrigam – sim, obrigar é a palavra correcta – a fazer a cama logo após nos levantarmos. Mas porquê? Porquê é que é necessário fazer algo que dentro de algumas horas será desfeito? E porquê é que as nossas mães parecem sofrer de uma necessidade patológica, onde a cama feita, é a par do pequeno-almoço, a parte mais importante do dia? Talvez seja uma informação secreta, que só nos irá ser passada quando tivermos os nossos filhos. Ora eu não sou nenhum ilusionista para ludibriar uma garota a ter filhos comigo...portanto das duas, uma: ou nunca irei ter na minha posse esse segredo, ou alugo uma criança da Casa Pia. Mas eu não quero uma criança "que não tenha roupa, ande descalça, com doenças e ranho no nariz" como a Lucy! Não, eu quero alguém já treinado com os cuidados básicos de higiene (higiene ainda leva h?).

É claro que, chegado à universidade, eu caguei de alto para a cama! E adivinhem...nada de mal me aconteceu! Tive medo durante esse dia todo, sabia lá se algum monstro se iria criar no fim da cama, uma espécie de híbrido entre cotão, peles da planta do pé e micro-fungos do chulé. Mas não...escusei de perder cerca de 10 minutos (eu demoro um bocado) a fazer algo que quando me fosse deitar seria descomposto. Chama-se a isto...inteligência. Foi devido a pequenas decisões como esta que a espécie humana evoluiu.

Mas continuo a questionar-me porque é que as nossas mãezinhas nos impõem essa condição quando ainda mal sabemos fazer chichi de pé. Será que estão com medo que uma autoridade estatal averigúe as nossas camas? Uma espécie de ASAE das camas? A resposta que eu mais ouvi foi:
- Imagina que alguém vai ao teu quarto e vê aquilo assim.
Agora que tenho uma inteligência racional, que chega a ser semelhante, àquela que é evidenciada pela magnifica criatura peluda da reciclagem (digo isto com o peito inchado), poderia refutar com algo do género:
- Mas aquilo é só um lençol não esticado! Eu não deixei aquilo tudo sujo. É que falas daquela cama como se eu me tivesse borrado durante a noite, e agora os lençóis estejam cheios de cagoitas!
E já agora, caso alguém entrasse no meu quarto e visse a cama por fazer, qual o mal disso? Iria me julgar por isso? Quem é que no seu perfeito estado de juízo julga outra pessoa pela cama? E caso haja alguém assim prefiro evitar contacto. Quero amigos que me julguem pela minha beleza exterior e pelas roupas que visto. Eu não quero dar-me com alguém que me diz:
- Hey chavalo! Tu não pertences aos nossos, yo! Tens a cama toda flipada brother! Yo! Fixe! Tipo! Basicamente! Fixe! Tótil!

Portanto estou ainda a tentar descobrir o medo, até agora irracional, das nossas santas mães, pelas camas desfeitas.

4 comentários:

Fábio disse...

Pá eu faço a cama porque caso contrário levo porrada. Só isso. Nao nao levo.Realmente farto-me de dizer isso a minha mae mas ela responde "por essa logica nao tomavas banho todos os dias porque no dia seguinte vais-te sujar". E portanto...deixei de tomar de banho.

Andreia disse...

É a mesma coisa com a louça (é estranho estar a falar de tarefas domésticas, pois corro o risco de ouvir alguém dizer: 'tu tens que fazer isso! És mulher'... adiante...).
Por isso, agora só como fora :P *

Anónimo disse...

"Quero amigos que me julguem pela minha beleza exterior e pelas roupas que visto." Genial

Goncalo Seagal Lourenco

Anónimo disse...

Epa nao lavar a loiça é nojento! Tudo bem que vais sujar a seguir, mas comer um bife num prato sujo é repugnante! Deus tenha piedade da tua alma.