quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Entrevista a Barack Obama.

Aviso: Texto Longo.


Hoje tenho aqui ao meu colo, nada mais nada menos que o recente eleito presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Vamos tentar perceber o que leva o presidente a ter como opção um cão-de-água português como mais fiel companheiro das suas filhas e tentar convencê-lo de que esta será a sua melhor escolha.


Mister President, let me tell you it is a major honor to have you here, also, I would like to congratulate you on the most recent elections. This is in fact a great achievement…


Pode falar em português que eu percebo. E obrigado.


Ah..err...bem isso é fantástico. Não fazia ideia que o senhor falava a nossa língua. Aprendeu português na faculdade ?


Por acaso não. Acontece que na minha juventude passei por Portugal e estive inclusivamente a trabalhar na construção de alguns edifícios. Estive apenas seis meses aqui mas aprendi bastante. Ao início só sabia algumas expressões como “É um prego no pão se faz favor”, “Ó Boaaaa!!”, “Passa-me aí a imperial”, mas o meu português foi melhorando gradualmente.


Bem...caro presidente...estou estupefacto. Deixe-me dizer-lhe que o seu português é óptimo. O senhor é realmente um grande exemplo. Passou por trabalhar nas obras aqui e agora é presidente da maior potência mundial. Que percurso mais fascinante...


Muito obrigado.


Senhor Obama, em Portugal há neste momento um grande frenesim em torno do boato de que o senhor poderá vir a escolher um cão-de-água português como companheiro de quatro patas das suas filhas.


Sim, estou indeciso entre o cão-de-água português e o labradoodle.


Em recentes declarações à imprensa o senhor presidente disse em tom de piada que encontrar um bom companheiro canino «foi mais difícil que encontrar um secretário do Comércio».


Não foi uma piada. Foi realmente mais difícil encontrar o cão. No caso do quadrúpede, estava e estou indeciso entre pêlo negro, castanho ou branco e ainda ondulado ou frisado. Se será igualmente um cão-guia ou não, se ajudaria os idosos etc. Há muitas variáveis a ter em conta. No caso do secretário do Comércio foi muito mais simples. Já sabia que queria um senhor de pêlo dourado e frisado, tal como o anterior. Não se tem portado mal. Um dos inconvenientes é que não se deixa lavar. Aquilo para tomar banho é uma carga de trabalhos. Mas, ainda não está bem definido, estou indeciso.


Não sei se compreende a importância da situação mas esta pode ser a primeira e, provavelmente, única oportunidade que nós os portugueses temos de meter um compatriota nosso na casa branca. Digo mais, arrisco-me a dizer que poderá ser o único representante lusitano na casa branca que poderá fazer amor com a sua perna ou as pernas das suas filhas, sem sofrer consequências indesejáveis. O que é admirável.


Esse é precisamente um dos aspectos que estou a ter em consideração. O labradoodle é uma raça canina muito amável mas lá está, gosta muito da minha perna e eu não posso permitir que imagens desse calibre cheguem aos jornais de todo o mundo.


Deixe-me dizer-lhe caro presidente, que o labradoodle é um maricas. E é ainda um boémio. O nosso cão-de-água português é um autêntico soldado de guerra. Capaz de se atravessar no caminho de uma bala. Irá defendê-lo como um cão que defende o seu osso. Literalmente.


Vou com certeza tomar isso em linha de conta.


O senhor considerou adquirir nos EUA um cão de um canil municipal. Sente que essa é a melhor forma de adquirir um animal? Isto é, sente que está a ajudar um animal que antes se encontrava nas ruas e agora poderá ter uma vida decente ou isto é meramente propaganda política, para mostrar que o presidente utiliza os mesmos meios que o povo ?


Vou confessar-lhe em primeira mão que, não é nem por uma razão nem por outra. Já viu quanto custa um cão? As minhas filhas queriam um husky, mas aquilo é bicho que pode custar para cima de dois mil euros. E eu disse-lhes para terem paciência que isso é muito caro. Ainda hoje de manhã estava a discutir a crise económica mundial e o funcionamento do mercado chinês com a minha filha de sete anos e chegámos a um acordo. Será mais fácil se formos ao canil. No canil eles oferecem os cães, portanto caso o faça, será uma questão meramente financeira.


Bem, espero que o senhor realmente se decida pelo nosso cão-de-água português em vez de ir ao canil.


Eu gostaria de adquirir o vosso cão. Acontece que a minha filha mais velha tem muitas alergias ao pêlo de cão por forma que tenho de ser prudente com a escolha. Ainda por cima de um país como Portugal. Não me leve a mal, mas não estou certo que um país de terceiro mundo como este poderá fornecer cães livres de doenças. Eu próprio e os meus assistentes tivemos de levar doze vacinas cada um antes de viajar para Portugal, por causa das vossas doenças.


Peço desculpa, mas estou certo de que isso não era necessário.


Bem, prefiro não arriscar.


Uma última questão rápida para finalizar. Pedigree ou restos do jantar?


Não sou esquisito.


Não. Estava a falar da alimentação do cão. Como vai planear as refeições do animal de estimação ?


Ah ! Bem, não é mais que os outros, vai comer restos, como toda a gente.


Hm...ok. Mais uma vez, obrigadíssimo pela sua presença e quero desejar-lhe a maior felicidade e o maior sucesso na sua carreira. Espero sinceramente que a sua política venha a melhorar a nossa sociedade.

Eu sei que isto pode parecer estranho mas, a minha rua está cheia de buracos e eu já falei com a câmara mas eles não fazem nada. Não poderia dar-lhes uma palavrinha por mim?


Logo lhes dou um toque, fique descansado.


Obrigado.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ainda estou convencido que a melhor escolha seria 1 rafeiro puro...

Neste texto ao contrario dos mais recentes, tambem bons, conseguiste surpreender me com piadas inesperadas, algo que nao se passou nos anteriores, em que a maior parte ja sabiam que iriam sair. Ha uma clara evolucao.

Goncalo Valenstein

Fábio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio disse...

Ainda bem, obrigado.

Pronto, um exemplo de crítica construtiva, viram meninas e meninos ?

Amanhã vamos aprender a contar até cem.

Fábio disse...

A mensagem removida pelo autor era minha. Enganei-me a escrever uma coisa e reescrevi no comentário abaixo.

Mas ficou ali, não sei porquê. Não pensem que apaguei uma critica má.

(Apaguei sim, xiu. Só aceito criticas boas. E rebuçados. )

Andreia disse...

Amanhã vamos é aprender a calcular o pH!

Anónimo disse...

Só entrevistas. Já queria saber quem te anda a pagar os deslocamentos e o alojamento. Se andas a tirar do fundo do blog, vais ter que te explicar, oh meu amigo.

megat disse...

Hi!! Your blog are very nice and more info. I hope follow my blog and please click my google ads.

Tiago D. disse...

Como eu te compreendo... Se eu não percebesse nada do que está escrito neste espaço também achava espectacular.
Quanto aos anúncios... só clicares nos nossos 10 vezes... ahhh não temos... FF...

Fábio disse...

Tão mas alguém mata esse gajo sff?
É que nem inglês ele sabe falar.
Car***o pah

Anónimo disse...

"As minhas filhas queriam um husky, mas aquilo é bicho que pode custar para cima de dois mil euros(...) hoje de manhã estava a discutir a crise económica mundial (...)com a minha filha de sete " o Sr. sabe ser persuasivo. eu dar-lhe-ia logo razao, mas quem sabe isso nao sera genetico, e ainda a miuda c essa idade s interesse por essas coisas, ao inves d brincar c a barbie...