sábado, 14 de março de 2009

Dois terços armam-se em parvos.

Não sei se têm reparado ou não mas o blog tem estado muito parado...desde há um ano para cá. Antes ainda se levantava ao fim da tarde para ir dar a sua corridinha em calças de licra turquesa mas hoje em dia já nem isso. Limita-se a ficar aqui pela internet a apanhar pó e depois é um local difícil de limpar. Adiante.
Parecendo que não, um dos aspectos negativos de estar vivo é precisamente o facto de se ter de trabalhar para...continuar a estar vivo.
Dá-me a sensação que, ultimamente, a minha função é conceber um comprimido daqueles que se metem debaixo da língua, o mais tardar até hoje à meia noite, que cure os problemas de um senhor cuja lepra foi desfiando o pescoço e agora a cabeça está presa por um pequeno capilar. Não pode segurar a cabeça com as mãos porque estas foram amputadas por causa da diabetes. Sem falar nas pernas, que foram mordidas por um urso polar quando estava a sair da reunião dos AA há 15 anos atrás. Bons tempos, dizia ele. Só para terem noção do que é o mundo da investigação científica onde eu sou rei.

Bem, mas não foi isso que me trouxe aqui. O que me traz aqui hoje é uma sondagem. E digo-vos desde já: não andem de sondagem. Faz doer as costas e o comboio sai mais barato.
Bom, diz a sondagem que dois terços das pessoas dizem ter lido livros que na verdade não leram. A principal razão para esta inocente mentira é para impressionar o interlocutor. A segunda é para se armarem em parvos.
De entre a lista de livros está o famoso 1984 de George Orwell, Guerra e Paz de Tolstoi, Ulisses de James Joyce, a intemporal Bíblia e ainda a autobiografia de Barack Obama, A minha herança. Cerca de 40% das pessoas inquiridas diz ter lido os livros acima referidos sem nunca o ter feito. Barack Obama já confessou não ter lido a autobiografia mas afirma que a capa está muito bonita. Pena não terem metido o cão ao lado dele.
Eu sim, sou sincero e afirmo com toda a certeza que já li todos os livros acima referidos, duas vezes e em três línguas diferentes. Confesso que não gostei do final d´A Bíblia, talvez porque não estava à espera de que afinal, o pai de Jesus era o atum voador com que Maria tinha traído Belchior.

Em Portugal foi realizada uma sondagem de propósitos semelhantes. No entanto, os resultados foram ligeiramente diferentes. Dois terços das pessoas dizem não ter lido os livros que constavam de uma determinada lista, quando na verdade os leram. Fazem parte da lista: “A vida de uma pequena Borboleta” por Luciana Abreu, “Uma vida agarrada ao varão” igualmente por Luciana Abreu e “Eu sou melhor porque o meu Mickael escreve-se com K” por Mickael Carreira.
Desses li somente o último, apenas porque trazia uma camisa com decote e pêlos, por mais um euro e meio.

3 comentários:

Anónimo disse...

Atum voador LOOOOL. Funny, you're funny. So funny. Funny boy. (Eu estava a falar enquanto escrevia, com uma voz que se pode dizer...parva) Funny.

Anónimo disse...

looool eu nunca andei de sondagem, mas parece q tb n kero andar. xDDD

curiosamente estou para ler dois desses livros ha uma serie de anos, mas é hoje que vou começar o 1984!!!!

*

Tiago D. disse...

epaaa essa última parte!! LOOOOOOOOL